GOODFELLAS - OS BONS COMPANHEIROS(1990)
diretor:Martin Scorcese
roteiro:Nicholas Pileggi,Martin Scorcese
elenco:Ray Liotta,Robert De Niro,Joe Pesci
diretor:Martin Scorcese
roteiro:Nicholas Pileggi,Martin Scorcese
elenco:Ray Liotta,Robert De Niro,Joe Pesci
Com quase cinquenta anos de carreira,Scorcese é reconhecido como uma dos maiores diretores americanos."GoodFellas",tido como sua melhor obra,é um filme notável,com tomadas virtuosas,diálogos inteligentes e narrativa frenética.Apesar de não ser exatamente original,Scorcese inovou criando um novo jeito de se contar uma história através da narração em off.A grandiosa saga de Henry,Tommy e Jimmy inspirou uma geração de diretores fascinados pela mistura de ritmo frenético com violência gráfica,que acabou sendo a cara do cinema dos anos 90.
Scorsese é,além de diretor renomado,um cinéfilo inveterado.Dirigiu alguns documentários sobre a arte da cinefilia,e também costuma dar alguns pitacos sobre os lançamentos do cinema mundial.Scorsese é tão cinéfilo,que chega a parafrasear diálogos de filmes em suas entrevistas,sem revelar que está parafraseando.Em certa entrevista perguntaram a ele sobre o bairro ítalo-americano onde passou sua infância e ele respondeu "Ou a pessoa virava gângster ou virava padre."A mesma frase é proferida pelo "feio"(personagem de Eli Walach)quando encontra seu irmão na obra-prima "The Good,The Bad and The Ugly".Tal passagem revela até uma certa obsessão o diretor por filmes,mas uma obsessão sadia,que muito contribuiu para a sétima arte.
Mas,convenhamos,Scorsese fez alguns filminhos superestimados.O maior deles é "Os Infiltrados",um ovacionado remake de um filme coreano,que acabou rendendo ao diretor o Oscar de melhor direção e melhor filme."Os Bons Companheiros" não é um remake,mas é trabalhado em cima de clichês.O mafioso que conheceu o crime na infância,a mocinha recatada que se apaixona por um gangster,a queda de um criminoso pelas drogas.Tudo isso já foi visto bem antes da obra de Scorsese,o diretor apenas criou um novo jeito de se contar esses motes aparentemente batidos.
sinopse:Henry é um garoto do Brooklin de ascendência italiana e irlandesa.Logo na adolescência arruma um emprego em um restaurante regido por Gangsters em frente a sua casa.Devotado a se tornar um deles,o garoto abandona a escola e se torna um protegido dos criminosos.Com o tempo ele vai estreitando as relações com Gangsters renomados,e se torna "goodfella" de Tommy e Jimmy,dois criminosos veteranos de personalidade forte.
A parte técnica da obra é irretocável.A começar pela edição inteligente de Thelma Schoonmaker,que praticamente define o filme.A eclética trilha sonora vai do jazz ao punk,com uma seleção esperta de músicas dos anos 50,60 e 70.No elenco,as escolhas são quase todas acertadas.Ray Liotta em seu único papel decente,quando sua carreira ainda prometia muito.Robert De Niro e Joe Pesci são dois dos melhores atores americanos,dispensam comentários.A única atuação não tão boa é Loraine Bracco,atriz fraquinha escalada para um papel importante,não convence nas cenas dramáticas.
Cinco anos depois Scorsese filmou "Cassino",considerado por muitos uma repetição da consagrada fórmula.Por mais que o elenco seja parecido,e também seja um filme sobre máfia,não considero "Casino"uma repetição da mesma fórmula,até acho ele superior a "GoodFellas".Melhor estruturado e original,"Casino" completa "GoodFellas".
Scorsese é,além de diretor renomado,um cinéfilo inveterado.Dirigiu alguns documentários sobre a arte da cinefilia,e também costuma dar alguns pitacos sobre os lançamentos do cinema mundial.Scorsese é tão cinéfilo,que chega a parafrasear diálogos de filmes em suas entrevistas,sem revelar que está parafraseando.Em certa entrevista perguntaram a ele sobre o bairro ítalo-americano onde passou sua infância e ele respondeu "Ou a pessoa virava gângster ou virava padre."A mesma frase é proferida pelo "feio"(personagem de Eli Walach)quando encontra seu irmão na obra-prima "The Good,The Bad and The Ugly".Tal passagem revela até uma certa obsessão o diretor por filmes,mas uma obsessão sadia,que muito contribuiu para a sétima arte.
Mas,convenhamos,Scorsese fez alguns filminhos superestimados.O maior deles é "Os Infiltrados",um ovacionado remake de um filme coreano,que acabou rendendo ao diretor o Oscar de melhor direção e melhor filme."Os Bons Companheiros" não é um remake,mas é trabalhado em cima de clichês.O mafioso que conheceu o crime na infância,a mocinha recatada que se apaixona por um gangster,a queda de um criminoso pelas drogas.Tudo isso já foi visto bem antes da obra de Scorsese,o diretor apenas criou um novo jeito de se contar esses motes aparentemente batidos.
sinopse:Henry é um garoto do Brooklin de ascendência italiana e irlandesa.Logo na adolescência arruma um emprego em um restaurante regido por Gangsters em frente a sua casa.Devotado a se tornar um deles,o garoto abandona a escola e se torna um protegido dos criminosos.Com o tempo ele vai estreitando as relações com Gangsters renomados,e se torna "goodfella" de Tommy e Jimmy,dois criminosos veteranos de personalidade forte.
A parte técnica da obra é irretocável.A começar pela edição inteligente de Thelma Schoonmaker,que praticamente define o filme.A eclética trilha sonora vai do jazz ao punk,com uma seleção esperta de músicas dos anos 50,60 e 70.No elenco,as escolhas são quase todas acertadas.Ray Liotta em seu único papel decente,quando sua carreira ainda prometia muito.Robert De Niro e Joe Pesci são dois dos melhores atores americanos,dispensam comentários.A única atuação não tão boa é Loraine Bracco,atriz fraquinha escalada para um papel importante,não convence nas cenas dramáticas.
Cinco anos depois Scorsese filmou "Cassino",considerado por muitos uma repetição da consagrada fórmula.Por mais que o elenco seja parecido,e também seja um filme sobre máfia,não considero "Casino"uma repetição da mesma fórmula,até acho ele superior a "GoodFellas".Melhor estruturado e original,"Casino" completa "GoodFellas".
"Os Bons Companheiros" injeta uma dose de oxigênio nos filmes de gângsteres,influenciando todo o cinema dos anos 90.Uma obra indispensável e marcante.
Scorsese é um especialista em criar cenas inesquecíveis,"Os Bons Companheiros" é repleto delas.É difícil escolher uma favorita.A longa tomada sem cortes em que Henry entra pelas portas dos fundos com sua esposa,cortando fila,é genial e cheia de possíveis releituras.Eis ela aqui em baixo:
nota:9,0
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