Á BOUT DE SOUFFLE - ACOSSADO(1960)
diretor:Jean-Luc Godard
roteiro:Jean-Luc Godard,François Truffant
elenco:Jean Seberg,Jean-Paul Belmondo
diretor:Jean-Luc Godard
roteiro:Jean-Luc Godard,François Truffant
elenco:Jean Seberg,Jean-Paul Belmondo
Antes de começar a crítica,queria deixar bem claro uma coisa.O nome deste blog não tem nada a ver com o filme.Peguei esse título de uma excelente reportagem da revista "Bravo!",publicada há algum tempo atrás.Se bem que gostaria de ver meu blog relacionado ao filme de Godard.Inventivo,original e muito bem filmado,"Acossado" é uma espécie de romance policial mesclado com comédia romântica.Uma declaração de amor a França e uma nova forma de fazer cinema.
"Á Bout De Souffle" é um dos filmes que marcam o início da nouvelle vague.Tudo começou com um grupo de jovens críticos de cinema.Godard,Rohmer,Truffant e Chabrol,cineastas que mais tarde se consagrariam com seus filmes,publicavam suas idéias na famosa revista "Cahiers Du Cinéma".Elaboraram a "teoria do autor",que colocava em evidência o diretor de cinema,como a importância de um pintor sobre seu quadro,segundo eles,os 'autores de cinema' também influenciavam sua obra de forma plena.Logo no final dos anos cinquenta,os ex-críticos começaram a por em prática a teoria por eles mesmos elaborada.Quebrando as barreiras do cinema comercial,filmando fora dos padrões antes estabelecidos.
Como não vi quase nada de sua filmografia,não posso formular nada sobre o diretor.Mas apenas pela sua biografia já se pode notar a importância de Jean-Luc Godard para a sétima arte.O francês não só revolucionou a crítica de cinema como também revolucionou o próprio cinema."Acossado" é um filme relativamente simples.Rodado em quatro semanas com o roteiro inacabado,o filme é uma obra espontênea,que exigiu muito improviso e talento dos atores.
sinopse: Michael Poiccard é um criminoso que acaba de assassinar um policial.No caminho de fuga ele visita diversas mulheres,até encontrar Patricia,uma estudante americana por quem se apaixona.Michel convence a moça a esconde-lo até receber uma dívida que lhe devem.Apesar de os dois compartilharem um intenso caso de amor,Michael superestima a ingenuidade de Patricia
O filme é um verdadeiro mergulho na juventude sessentista.Os personagens de Godard citam diversas referências culturais contemporâneas a época da produção,trocando idéias sobre cinema,cigarros e música clássica.O mesmo recurso foi utilizado 34 anos depois por Tarantino,que fez da salada cultural uma de suas marcas.Porém,diferente de outras obras de Godard,as referências são apenas culturais,não há sinais de engajamento político na produção.
Um dos maiores diferenciais do filme é a parte técnica.Godard segue a risca a tal "teoria do autor",impondo sua personalidade em cada plano da obra.A narrativa não possui nenhum padrão.Nas primeiras cenas,o protagonista Michael fala diretamente com o espectador,uma maneira criativa de introduzir o público a história.Essa narração com o tempo acaba,e a câmera de Godard não foca um ponto da trama em específico.Câmera ousada,que persegue os atores pelos cenários,tudo filmado com câmera na mão e luz natural.Apesar de ser uma história de amor,se analisado a fundo,"Acossado" é um filme bem subversivo.
Essa subversividade empregada por Godard,influenciou diversos diretores de todos os cantos do mundo.Basta saber até onde o filme deixa de ser influenciado para se tornar cópia.Oito anos depois,meu conterrâneo catarinense Rogério Sganzela,filmou "O Bandido da Luz Vermelha".A mesma quebra de padrões acontece mais uma vez.O protagonista também é um criminoso e também dialoga com espectador durante o filme.Infelizmente,a tal quebra de padrões acaba padronizando o cinema novamente.
Além de tudo que já foi falado,há outro aspecto que chama muito a atenção na obra:Jean Seberg.A deusa da nouvelle vague.Dona de uma beleza e talento raros,a americana rouba a cena todas as vezes que aparece.Não dando chance para o também talentoso Jean-Paul Belmondo.A química entre o casal fictício é notável,percebe-se que os dois atores estavam bem a vontade,improvisando suas falas como se fossem íntimos da câmera.
"Acossado" é um filme simplório,mas que surpreende.Uma importante peça histórica da França e do cinema.Godard dos anos 60 é um diretor em falta nos dias de hoje.
nota:9,0
Um estranho trailer francês:
"Á Bout De Souffle" é um dos filmes que marcam o início da nouvelle vague.Tudo começou com um grupo de jovens críticos de cinema.Godard,Rohmer,Truffant e Chabrol,cineastas que mais tarde se consagrariam com seus filmes,publicavam suas idéias na famosa revista "Cahiers Du Cinéma".Elaboraram a "teoria do autor",que colocava em evidência o diretor de cinema,como a importância de um pintor sobre seu quadro,segundo eles,os 'autores de cinema' também influenciavam sua obra de forma plena.Logo no final dos anos cinquenta,os ex-críticos começaram a por em prática a teoria por eles mesmos elaborada.Quebrando as barreiras do cinema comercial,filmando fora dos padrões antes estabelecidos.
Como não vi quase nada de sua filmografia,não posso formular nada sobre o diretor.Mas apenas pela sua biografia já se pode notar a importância de Jean-Luc Godard para a sétima arte.O francês não só revolucionou a crítica de cinema como também revolucionou o próprio cinema."Acossado" é um filme relativamente simples.Rodado em quatro semanas com o roteiro inacabado,o filme é uma obra espontênea,que exigiu muito improviso e talento dos atores.
sinopse: Michael Poiccard é um criminoso que acaba de assassinar um policial.No caminho de fuga ele visita diversas mulheres,até encontrar Patricia,uma estudante americana por quem se apaixona.Michel convence a moça a esconde-lo até receber uma dívida que lhe devem.Apesar de os dois compartilharem um intenso caso de amor,Michael superestima a ingenuidade de Patricia
O filme é um verdadeiro mergulho na juventude sessentista.Os personagens de Godard citam diversas referências culturais contemporâneas a época da produção,trocando idéias sobre cinema,cigarros e música clássica.O mesmo recurso foi utilizado 34 anos depois por Tarantino,que fez da salada cultural uma de suas marcas.Porém,diferente de outras obras de Godard,as referências são apenas culturais,não há sinais de engajamento político na produção.
Um dos maiores diferenciais do filme é a parte técnica.Godard segue a risca a tal "teoria do autor",impondo sua personalidade em cada plano da obra.A narrativa não possui nenhum padrão.Nas primeiras cenas,o protagonista Michael fala diretamente com o espectador,uma maneira criativa de introduzir o público a história.Essa narração com o tempo acaba,e a câmera de Godard não foca um ponto da trama em específico.Câmera ousada,que persegue os atores pelos cenários,tudo filmado com câmera na mão e luz natural.Apesar de ser uma história de amor,se analisado a fundo,"Acossado" é um filme bem subversivo.
Essa subversividade empregada por Godard,influenciou diversos diretores de todos os cantos do mundo.Basta saber até onde o filme deixa de ser influenciado para se tornar cópia.Oito anos depois,meu conterrâneo catarinense Rogério Sganzela,filmou "O Bandido da Luz Vermelha".A mesma quebra de padrões acontece mais uma vez.O protagonista também é um criminoso e também dialoga com espectador durante o filme.Infelizmente,a tal quebra de padrões acaba padronizando o cinema novamente.
Além de tudo que já foi falado,há outro aspecto que chama muito a atenção na obra:Jean Seberg.A deusa da nouvelle vague.Dona de uma beleza e talento raros,a americana rouba a cena todas as vezes que aparece.Não dando chance para o também talentoso Jean-Paul Belmondo.A química entre o casal fictício é notável,percebe-se que os dois atores estavam bem a vontade,improvisando suas falas como se fossem íntimos da câmera.
"Acossado" é um filme simplório,mas que surpreende.Uma importante peça histórica da França e do cinema.Godard dos anos 60 é um diretor em falta nos dias de hoje.
nota:9,0
Um estranho trailer francês:
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